Aluno desmotivado não aprende

Aluno desmotivado não aprende!

“Uma criança cujos sentimentos de segurança e senso de pertencer estão ameaçados por divórcio pode ter pouco interesse em aprender a dividir frações”. Na tentativa de explicar a relação entre motivação e aprendizagem Anita Woolfolk, descreve que parte significativa dos motivos que nos levam a “querer aprender” é a necessidade de sermos socialmente aceitos. Deste modo aquela criança que se vê insegura em relação a suas relações sociais pode sofrer uma diminuição de sua motivação, o que provavelmente provocará dificuldades de aprendizagem.

Ao observar o desenvolvimento de uma criança percebemos que existe uma construção de sua motivação. O primeiro fator de motivação é de ordem fisiológica, a necessidade de se alimentar, aquecer-se e abrigar-se leva a criança a uma série de comportamentos (mamar, por exemplo). Em segundo lugar vem à segurança (que leva o individuo a proteger a própria vida). Em terceiro plano está a necessidade de aceitação social e é este fator que se relaciona diretamente com a aprendizagem escolar.

Ao se deparar com o ambiente escolar, a criança imediatamente sente a necessidade de desenvolver as competências, para que possa ser bem vista pelos colegas, pelos pais e pelos professores. Esse fator associado a outros como curiosidade e senso de responsabilidade, motivam os alunos a “procurar aprender” visto que a aprendizagem é um processo ativo (e não passivo como muitos a entendem). Assim, quando o aluno não é acompanhado, não vê seus esforços valorizados e não tem seu desenvolvimento reconhecido, a tendência natural e que sua motivação diminua. Deste modo seu desempenho cai, sua autoestima diminui e a consequência é que ele construirá sua autoimagem como um “mau aluno”.

Com isso concluímos que é de vital importância que os pais e professores estejam atentos à motivação das crianças, procurando motiva-las e valorizar seus esforço e resultados. Deste modo criaremos crianças seguras, e principalmente, motivadas! O resultado será um ótimo desempenho na escola.