Como concluir o Ensino Médio ainda este ano

A partir deste ano o ENEM não mais poderá ser realizado para conclusão do Ensino Médio como era feito até o ano passado. Para aferir as competências de alunos que buscam certificar a conclusão dos estudos, o Governo Federal instituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

O Encceja compreende dois tipos de documentos:

» Certificado: reconhece de forma oficial que o aluno cumpriu todos as exigências curricularesnos níveis Fundamental ou Médio, ou seja, é a certificação de conclusão de cada uma dessas etapas da Educação Básica;
» Declaração de Proficiência: declara oficialmente que o aluno cumpriu uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo exame. Isso significa que, se o aluno for aprovado em apenas algumas das disciplinas abordadas, ele pode requerer essa Declaração e repetir a prova do Encceja apenas para as disciplinas em que não foi aprovado.

Quem pode fazer o Enceja?

Para obter a certificação de Ensino Fundamental, é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o diploma de certificação do Ensino Médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova. Isso significa que uma pessoa com mais de 18 anos pode fazer o Encceja para certificar o Ensino Médio mesmo que não tenha a certificação do Ensino Fundamental.

Como serão as provas?

As provas do Encceja são estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:
» Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
» Matemática;
» História e Geografia;
» Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio:
» Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
» Matemática e suas Tecnologias;
» Ciências Humanas e suas Tecnologias;
» Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A prova do Encceja possui 30 questões objetivas para cada área do conhecimento, além da redação. Cada questão apresenta quatro alternativas.

Quantos pontos preciso para obter meu certificado?

Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. Para alcançar a proficiência, exige-se que o estudante alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50%. Da mesma forma, a Redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.

Como posso me inscrever?

As inscrições para o Encceja são abertas uma vez ao ano. O edital do Encceja 2017 foi divulgado no dia 24/07. As inscrições ficarão abertas do dia 07/08 ao dia 18/08 e a prova será aplicada no dia 08/10.

As inscrições são totalmente gratuitas. Basta acessar o link abaixo e fazer sua inscrição.

Como me preparar para a prova?

Se você tem muito tempo que não estuda, ou não pode perder essa chance de concluir o Ensino Médio ainda este ano, e que se preparar bem, confira o curso que o Mérito Acompanhamento Escolar preparou para você:

 Curso completo com aulas das 4 áreas de conhecimento.
 Resolução de exercícios.
 Curso de Redação, com corretores do Enem e do Enceja.
 Aplicação de simulado, preparando para a prova.
 Aulas somente aos sábados à tarde.
 Material didático completo com teoria e exercícios.
 Orientação pedagógica para construção de uma rotina de estudos e aperfeiçoamento das técnicas de resolução da prova.
 Turmas reduzidas, no máximo 9 alunos por sala.

Ligue agora 3093-7445 e obtenha mais informações.