Emoção e aprendizagem

Quando pensamos sobre os motivos que levam nossos filhos e alunos a passar por dificuldades de aprendizagem, geralmente temos conclusões prontas. Inicialmente suspeitamos de que o aluno seja desinteressado ou indisciplinado. Quando essas características não são observadas, imaginamos que se trate de um caso de hiperatividade, déficit de atenção ou algum problema cognitivo. È importante observar que nem sempre as dificuldades na escola surgem devido aos fatores supracitados e que, ás vezes, as dificuldades surgem por causa desordens emocionais.

A infância e a adolescência são fases na qual o individuo está formando o seu autoconceito. È durante esta fase que ocorre a tomada de consciência sobre seus potenciais, virtudes, defeitos, motivações e preferências. O autoconceito pode tornar o aluno capaz ou incapaz de aprender um conteúdo, portanto, os problemas emocionais podem levar a uma crise no autoconceito, levando a baixa autoestima. Assim o aluno, inseguro sobre sua capacidade de aprender e tomado pela ansiedade, acaba de fato não aprendendo. Trata-se de um efeito cascata.

Separações, falta de convivências entre pais e filhos, exposição a conteúdos impróprios na televisão e internet e amizades impróprias são alguns dos fatores que levam nossas crianças a possíveis problemas emocionais, e esses dão sinais como: Oposição,narcisismos,sinais de rejeição e negativismos.Além de inquietude, desobediência e má socialização.

Portanto é preciso que pais e professores estejam atentos ás condições emocionais de seus filhos e alunos, visto que, resolvidas as questões emocionais, as dificuldades de aprendizagem tendem a desaparecer, mas é claro, é possível que seja necessário o acompanhamento psicológico.

Espero que este texto tenha ajudado os queridos leitores a compreender uma pouco melhor as nuances das dificuldades de aprendizagem.Comentem este artigo caso tenham dúvidas ou criticas, ficarei feliz em discutir este assunto mais um pouco…obrigado!

Equipe Multidisciplinar

A melhor escola de Reforço precisa contar com os melhores professores. Conheça nossa super equipe!