O que é Dislexia?

Um dos assuntos que provocam desespero nos pais, são as dificuldades de aprendizagem. É importante compreender que cada individuo tem seu ritmo de aprendizagem e que, portanto, quando um aluno demora um pouco mais para obter determinada competência isso não é motivo para desespero, principalmente quando estamos falando da alfabetização. No entanto é de vital importância que os pais e a escola se mantenham vigilantes ao desempenho da criança, visto que eles podem perceber problemas de aprendizagem e interferir o quanto antes, facilitando a correção do suposto déficit.

Até ai tudo bem, mas quando a dificuldade persiste isso pode ser um sinal de um problema mais grave, chamando nossa atenção para um possível transtorno de aprendizagem de ordem neurobiológica. Um dos mais discutidos hoje em dia é a Dislexia.

O termo dislexia deriva do grego e significa distúrbio da palavra, ou seja, trata-se de um transtorno que atrasa o acesso do individuo ao léxico (uma espécie de dicionário mental).O que faz com que o individuo, em uma atividade de leitura ou mesmo escrita, não atribua significado aos símbolos( palavras) o que provoca grandes dificuldades para que ocorra a leitura.

A escritora Agatha Christie tinha dislexia. “Escrita e ortografia foram sempre muito difíceis para mim. Minhas cartas eram sem originalidade”, disse a escritora sobre a dislexia.

Crianças com Dislexia, em um processo de alfabetização, em maior ou menor grau, vão apresentar atrasos na aquisição da habilidade de leitura, provocando grandes dificuldades na escola em toda a sua vida acadêmica. Entretanto, é importante salientar, que com um diagnóstico precoce, e com imediata intervenção, o individuo disléxico pode obter excelentes resultados em seus processos de aprendizagem.

O ator Tom Cruise é um dos disléxicos famosos, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.

Outra observação importate é que a dislexia não significa falta de inteligência. Os individuo disléxicos, mesmo com dificuldades em leitura e escrita, possuem outras “formas de inteligência” devido a grande plasticidade do cérebro em se adaptar a diversas situações. Podemos observar grandes personalidades mundiais que sofrem de dislexia.

O naturalista Charles Darwin, que formulou a teoria da evolução e seleção natural das espécies, também era disléxico.

O pintor espanhol Pablo Picasso também tinha dislexia, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.

A atriz norte-americana Whoopi Goldberg sofre de dislexia, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.