Alunos desinteressados e indisciplinados e a deficiência no aprendizado

Pesquisa realizada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação) em treze capitais brasileiras apontou para um alto índice de insatisfação demonstrado pelos alunos em relação ao que se aprende na escola e revela que estudantes e professores entraram em um consenso sobre o fato de alunos desinteressados e indisciplinados serem alguns dos maiores problemas enfrentados na realidade escolar brasileira de hoje.

O dado acima parece ser óbvio, mas ainda percebemos a falta de um debate mais latente sobre o tema, uma vez que cada vez mais a indisciplina ganha espaço na realidade escolar, e esta anda de mãos dadas com o fator desinteresse. É de conhecimento comum o fato de que um ambiente tumultuado e barulhento é prejudicial para a concentração e retenção de informações, além de gerar situações de estresse para aqueles alunos que estão buscando se concentrar e para os professores que a todo o momento cortam o raciocínio para chamar a atenção dos alunos indisciplinados, o que por sua vez torna a aula menos dinâmica e menos interessante por consequência.

Uma pesquisa feita em 19 estados brasileiros, realizada pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos em maio de 2008 mostram que 83% dos professores são a favor da adoção de medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, contra apenas 5,56% que discordam, e 11,5% são indiferentes. Ora, o que quero aqui não é discutir a volta da palmatória e de outras práticas há tanto tempo abolidas e superadas, mas sim o fato de que os professores em sua maioria estão apoiando práticas mais duras para contenção da indisciplina, o que denota que algo tem de ser pensado, pois o maior prejudicado nessa história não é o professor, mas o próprio aluno, que cada dia sai mais despreparado o que reflete em uma maior dificuldade em sua formação acadêmica e em sua vida profissional.

A questão da indisciplina se torna ainda mais complexa se pensarmos que esta hoje não se resume mais a apenas bagunça e barulho, mas passam também pelas evoluções tecnológicas, com a utilização de celulares, aparelhos hoje que conectados a internet podem fornecer todo tipo de entretenimento ao aluno que não está preocupado em prestar atenção no professor. Há ainda outros fatores como a perda de respeito gradativa a figura no professor levando a confrontos desnecessários que levam a embates que prejudicam a qualidade das aulas.

O avanço tecnológico foi seguido por uma maior quantidade de informações que a todo o momento qualquer pessoa pode receber. O professor não é mais encarado como a maior e mais confiável fonte de conhecimento, mas sua própria função evoluiu de um “reprodutor de livros” para alguém que deve orientar e conduzir as atitudes e valores dos jovens. Essa situação de certa forma implica a uma necessidade do professor inovar para tornar sua aula mais interessante frente a tantas tecnologias que nossos jovens têm acesso. Contudo, a escola torna-se um espaço de repetição, um ciclo vicioso, professores não inovam porque os alunos são desinteressados e não valorizam as aulas, e alunos não valorizam as aulas porque consideram estas como cansativas e pouco dinâmicas.

É fato que a grande maioria dos alunos gostam da escola, mesmo que uma parte destes não gostem de estudar, mas a maioria absoluta tem consciência da importância de estudar para seu futuro mesmo que não façam muito diante dessa conclusão. Portanto, se o aluno sabe da importância do estudo é preciso que este tome consciência para a importância da disciplina neste processo, e a única saída parece ser a família, uma vez que esta é a base para qualquer comportamento da criança e do jovem em formação. Desta forma é apenas com a ajuda da família que professores poderão ter uma visão mais ampla e uma possibilidade real de se alterar uma realidade que a cada dia preocupa mais: alunos desinteressados e indisciplinados levam a uma deficiência no aprendizado.

Esse foi apenas o primeiro texto de nosso blog, mas fiquem atentos para novos conteúdos que serão debatidos aqui, qualquer pergunta ou sugestão de temas podem nos contactar pelo site. Obrigado e até a próxima.