A Prova do ENEM mudou, o que muda na sua preparação?

enem 2017

A prova do ENEM mudou, o que muda na sua preparação?


Diferentemente do ano que passou, em 2017 a prova do Enem não será realizada mais em um único final de semana, mas sim em dois finais de semana diferentes.

As provas continuam divididas em dois dias, porém serão dois domingos (05/11 e 12/11).
No dia 05/11 serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 12/11 serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

O que você deve estar se perguntando é se tal mudança é melhor ou pior para você? A resposta como sempre é: depende.

Aparentemente o novo modelo facilita as coisas, pois ao fazer uma prova extensa como a prova do Enem em dois dias consecutivos, o cansaço bate, o que pode prejudicar seu rendimento. Porém, o primeiro ponto a se levar em consideração, é que a mudança não vem apenas para você, mas para todos os candidatos. Desse modo, se você já vinha realizando uma preparação para a maratona que era a prova do Enem, você tinha uma vantagem sobre seus concorrentes que já não existe mais.

Contudo, você ainda pode ter uma vantagem sobre seus concorrentes, caso entenda como sua preparação deve mudar, especialmente próximo ao dia da prova.

Como sempre, você deve estudar o máximo possível , fazendo simulações de provas, preferencialmente no mesmo horário que ocorrerá a prova do Enem. Na semana que antecede a primeira prova você não deve focar em aprender coisas novas, mas apenas revisar as matérias que irão ser cobradas na prova do dia 05, fazendo o máximo possível de redações.

Como a prova será realizada no domingo, você deverá encerrar seus estudos na sexta-feira à tarde, tentando descansar ao máximo na sexta à noite e no sábado, buscando duas noites de sono com qualidade, tentando não pensar na prova.

Ao chegar da prova, você deverá buscar descansar e, novamente, ter uma noite de sono reparadora. Não tente corrigir sua prova no mesmo dia, ou mesmo no dia seguinte, para não se abalar caso o resultado seja negativo, a não ser que você seja excessivamente ansioso (a), e perceba que enquanto não souber seu resultado não conseguirá concentrar-se.

O ideal é que já na segunda-feira você foque em revisar as matérias de exatas, da prova do dia 12/11, resolvendo bastantes exercícios. Novamente, estude até sexta-feira à tarde, repetindo o ritual da semana anterior.

Entender isso pode lhe dar uma grande vantagem sobre seus concorrentes que, muito provavelmtne, se perderão em sua preparação após a prova do dia 05, perdendo uma semana de preparação que você não irá deixar passar.

Pode parecer sacrificante, mas acredite que vai valer a pena, o Enem atualmente só é realizado uma vez ao ano e, por isso, se você errar, terá de esperar um ano inteiro por uma nova chance.

Equipe Multidisciplinar

A melhor escola de Reforço precisa contar com os melhores professores. Conheça nossa super equipe!